top of page

01/05/2021

cie eliza.jpeg

Professores! Um ótimo final de semana a todos, hoje daremos início ao projeto Cine Eliza, uma vez por semana, indicaremos filmes relacionados a determinadas áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e, por fim, Linguagens.

 

Então, professores, preparem as cobertas, a pipoca, enfim, o aconchego do lar e vamos para as nossas recomendações de filmes. Eles estão disponíveis no catálogo da Netflix:


Área de Ciências da Natureza e Matemática: “Aniquilação”, filme que tem como protagonista uma bióloga que embarca numa expedição a uma misteriosa região interditada pelo governo. É um filme cheio de conteúdo sobre recombinações genéticas, DNA e mutação, todos eles utilizados para a construção da história.


Área de Ciências Humanas: “Os sete de Chicago”, o filme retrata um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã em Chicago, no ano de 1968, que se transformou em um confronto violento com a polícia. No ano seguinte, sete pessoas foram acusadas de conspiração pelo governo federal dos Estados Unidos. O filme é ambientado em 1968, ano de marcos importantes: morte de Martin Luther King, assassinato do presidente Robert F. Kennedy, Guerra do Vietnã e a intensificação da luta pelos direitos civis.


Área de Linguagens: “A chegada”, filme vencedor do Oscar de melhor edição de som, trata-se da missão de uma linguista encarregada de encontrar uma forma de se comunicar com aliens que chegaram à terra. Uma verdadeira aula sobre os desafios da linguagem!

​

​

Bons filmes a todos.

Fontes dos links:

AdoroCinema

Youtube

07/05/2021

cie eliza.jpeg

Professores, tenham uma excelente noite! Dando continuidade ao nosso Cine Eliza: Luz, Câmera... Educação, vamos para mais indicações, agora com o acréscimo do campo Projeto de Vida e Eletivas. Assim, hoje temos quatro indicações de filmes. Neste frio, convidamos a todos para o universo do cinema, no aconchego do lar, em meio a chocolates quentes, cafés, chás, pipoca, barras de chocolate entre tantas delícias... Enfim, estas são as indicações deste final de semana, todos se encontram na Netflix:
1.    Projeto de vida e Eletivas: Fome de poder – O filme retrata a ascensão do império McDonald’s, primeira grande cadeia de fast food em escala mundial. O filme traz reflexões importantes para a área dos negócios como: “conheça muito bem o seu produto e seus clientes”, “a importância do protótipo e dos testes” entre outros. Fome do poder ainda traz em seu elenco o brilhante ator Michael Keaton, aqui, interpretando o visionário Ray Croc, comprador da rede McDonald’s em 1955.
2.    Área de ciências da natureza e matemática: Professor Polvo – “Comovente”, “belo”, “uma lição para toda a vida” ... Essas são apenas algumas das falas elogiosas que essa película recebeu. Realmente, temos, aqui, um documentário diferenciado, ensina muito sem um ar didático pedante. Atual vencedor do Oscar de melhor documentário, ele desperta um olhar humano sobre o poder da amizade e da natureza! 
3.    Área de ciências humanas: A lista de Schindler – Clássico indicado a 12 Óscars no ano de 1993, dos quais venceu 7. O filme segue a trajetória de Oskar Schindler, um empresário alemão que, junto com sua esposa Emilie Schindler, salvou mais de mil refugiados judeus do Holocausto, principalmente poloneses, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. É estrelado por Liam Neeson como Schindler. 
4.    Área de linguagens: Como estrelas na terra – O filme trata da história comovente de Ishaan, um garoto sonhador que vai parar em um internato. Lá, um professor de arte tenta ajudar o jovem criativo a descobrir sua verdadeira identidade. Tocante!

fome.PNG

14/05/2021

cie eliza.jpeg

Professores, tenham uma excelente noite! Hoje o Cine Eliza tem uma temática em comum: a sala de aula. São filmes comoventes que exalam a paixão pelo ensinar. São filmes que possibilitam explicitamente a proposta transdisciplinar em que todas as disciplinas são acolhidas. Filmes para curtir embaixo das cobertas com aquele belo chocolate quente, pipoca e tudo que há de bom. Uma noite calorosa a todos neste friozinho a base de cinema! Seguem os filmes, hoje dois se encontram no Youtube e um na Netflix.  

O primeiro da classe: 
Recusando ser abatido por sua aflição, um sofredor da Síndrome de Tourette, Brad Cohen promete se tornar um professor, superar a ignorância e o medo enquanto luta para que seu sonho se torne realidade.

Além da sala de aula: 
Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

Efeito Pigmaleão – Netflix: Uma conselheira escolar se muda para Saint-Denis, um bairro pobre da periferia de Paris. Ela passa a cuidar de uma escola com alunos particularmente difíceis. Com uma dinâmica constante, 'Efeito Pigmaleão' retrata como o comportamento social pode reforçar a constituição de estereótipos e preconceitos engessados universalmente, como o machismo, a xenofobia, a homofobia, etc.

21/05/2021

cie eliza.jpeg

Professores, tenham uma excelente noite! Luz, câmera e ação, começa mais um Cine Eliza! Hoje o tema em comum entre as obras é a Matemática (nossa missão no MMR). Cada filme com um gênero específico: drama, ação e romance. Filmes com grandes estrelas e com indicações ao Oscar. Todos aqui indicados estão na Netflix. Então, chegou a tão esperada hora da coberta, do chocolate quente, pipoca, enfim... A hora do nosso cinema no aconchego do lar! Um ótimo Cine Eliza a todos! 

O Homem que mudou o Jogo (drama) 

Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80. O filme concorreu a seis óscares, incluindo melhor ator para Brad Pitt. 

​

O Espelho tem duas Faces (romance) 

Dois professores da Universidade de Columbia sentem-se solitários, pois não conseguiram se envolver com quem eles queriam. Ele, Gregory Larkin (Jeff Bridges) é um professor de matemática extremamente introvertido e que ainda idolatra a antiga namorada. Ela, Rose Morgan (Barbra Streisand) é uma professora de literatura muito comunicativa, que viu sua grande paixão se casar com sua irmã. Ao ver o anúncio de Gregory em um correio sentimental, ela decide responder como se fosse apenas Rose. Após alguns encontros Gregory pede Rose em casamento. O filme foi Indicado ao Oscar em 1997 nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Lauren Bacall) e Melhor Canção Original (por I Finally Found Someone). 

​

O Contador (ação) 

O Contador é um filme para quem gosta de números, mas também curte ação. Ele retrata a história de Chris (Ben Affleck). Ele é um contador excepcional, um homem que tem um transtorno do espectro autista e muita facilidade com números. Com um escritório de contabilidade que também serve de lavagem de dinheiro para muitos criminosos, ele descobre uma fraude gigantesca nos livros contábeis de uma empresa, o que coloca sua vida e de sua colega de trabalho em risco.

28/05/2021

cie eliza.jpeg

Professores, tenham uma excelente noite! Câmera, luz e ... Educação! Inicia-se mais um Cine Eliza! Hoje os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) foram os guias norteadores para a escolha dos filmes. Dentro de nossas reflexões sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, as TCTs se tornam ferramentas essenciais, elas buscam uma contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão, as TCTs serão matéria de estudo nas próximas ATPCs  e também alinhadas ao nosso MMR. Os filmes de hoje tratam de grandes temas, e todos estão disponíveis na Netflix.

Chegou a hora da pipoca, do chocolate quente, de entrar nas cobertas, enfim, do aconchego do nosso lar, curtindo o melhor do cinema. Seguem os três filmes de hoje: 

​

Sniper americano: Filme indicado ao Oscar de 2014, esse longa de Clint Eastwood gera debate que envolve políticos e meio artístico. Para alguns, a produção é a história de um herói. Para outros, a glorificação da violência da invasão americana ao Iraque. Sniper americano é baseado nas memórias do soldado americano Chris Kyle, interpretado aqui por Bradley Cooper, que entre 2003 e 2009 atuou em quatro missões na Guerra no Iraque e matou mais de 160 inimigos. Com isso, o franco-atirador, que proporcionava proteção a seus companheiros, com tiros certeiros à distância, se transformou numa lenda. Existem duas leituras para o filme bem polarizadas, uma é a do filme de guerra, que propaga violência e vingança; a outra é a do filme antiguerras, que alerta para as consequências a longo prazo de uma guerra nos soldados. O filme assim proporciona a discussão de grandes temas como a guerra, a política e a glorificação da violência. 

​

Lixo extraordinário: Lixo Extraordinário é um filme que mostra o estatuto da arte e a questão do lixo na sociedade contemporânea, o árduo trabalho dos catadores e a possibilidade de transformação que a mudança da percepção artística pode proporcionar. Segundo Angela Cristina Salgueiro Marques, doutora em Comunicação Social pela UFMG, o documentário “Lixo Extraordinário” apresenta a vida miserável dos catadores, a pobreza de suas casas, a sujeira do ambiente de trabalho, os quais tomados juntos com o silenciamento de seus anseios e dores e a invisibilidade de seus corpos e gestos, evidenciam o dano que marca esses que não têm parcela na comunidade. Filme comovente que alia a arte a uma dura realidade social. 

​

O Tigre Branco: Nessa obra, o personagem principal, Balram (Adarsh Gourav), conta sua própria história. Ele se diz um homem bem-sucedido, que se fez por si mesmo, self made man da mitologia norte-americana. Balram escreve uma carta ao primeiro-ministro chinês, e, nela, tenta explicar como conseguiu ascender socialmente numa sociedade de castas como a da Índia. Ele é o "tigre branco" do título. Um animal tão raro que existe apenas um exemplar a cada geração. Tão excepcional como um pobre nascido nos cafundós do país e de casta baixa chegar a ficar rico, como aconteceu com Balram. Portanto, a história será a de como ele chegou lá. Na verdade, só existiriam duas castas para valer: a dos ricos e a dos pobres. Passar da inferior para a superior é quase uma impossibilidade lógica. A não ser com o uso de certos expedientes. O filme fez sucesso em muitos festivais e, no Oscar 2021, foi indicado para o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.

E livros 2.PNG

R Darci Mano, 97 - Vila Odete - São Paulo, SP - CEP: 08440-400 / (11) 2557-9013

©2020 por Eliza Rachel Online. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page