top of page

04/06/2021

cie eliza.jpeg

Professores, uma excelente noite! Luz, câmera e educação! Daremos início a mais um Cine Eliza. Hoje com filmes destinados a áreas do conhecimento, um para cada área, porém todos possibilitam também uma perspectiva transdisciplinar, não sendo restritos, assim, a uma determinada área. Então, chegou a hora da pipoca, dos chocolates e das mais diversas guloseimas para nos acompanhar nessa noite de cinema no aconchego do nosso lar. Todos os filmes estão disponíveis na Netflix.


Área de Linguagens: Mother! – Filme com os premiados atores Jennifer Lawrence e Javier Bardem. Eles interpretam um casal que vive em uma casa, grande e isolada, que sofreu um incêndio no passado. Lawrence se dedica diariamente a reconstruir a morada e é a esposa de Bardem, um poeta passando por uma crise criativa. O relacionamento deles é abalado pela constante presença de estranhos em sua residência. Esses forasteiros incitam uma sucessão de acontecimentos caóticos. Dizer mais sobre a trama de “Mãe!” pode entregar as diversas interpretações, alegorias e críticas da nova obra de Darren Aronofsky. O longa é desafiador e ousado. Basicamente podemos alegar que é sobre o ego masculino, o instinto feminino e pessoas que esperam mais do que você tem a oferecer. São inúmeras interpretações, é uma crítica de caráter ecológico, o processo criativo de um artista, uma alegoria sobre o antigo e o novo testamento ou uma crítica à alienação da religião? Creio que cada espectador vai ter sua interpretação, e me parece, que esse era o objetivo do diretor Aronofsky.


Área de Ciências da Natureza e Matemática: Oxigênio - Oxigênio, novo filme do diretor francês Alexandre Aja, é uma produção surpreendente. A ficção científica é limitada em seus espaços físicos, mas consegue ser extremamente rica em conteúdo e conceitos. Afinal, a narrativa faz algo diferenciado: ela desafia a imaginação de quem está do outro lado da tela. Ao passar boa parte do tempo em uma câmara criogênica, a força do longa está apoiada na performance de Mélanie Laurent. A premissa do filme da Nétflix se inicia como um suspense de ficção científica, mas rapidamente demonstra ser uma forma do diretor Alexandre Aja e da roteirista Christie LeBlanc de lidarem com o isolamento da pandemia da Covid-19 e as relações entre o homem e as novas tecnologias digitais como a inteligência artificial.


Área de Ciências Humanas: V de Vingança - Após uma guerra mundial, a Inglaterra é ocupada por um governo fascista e vive sob um regime totalitário. Na luta pela liberdade, um vigilante, conhecido apenas como V, utiliza-se de táticas terroristas para enfrentar os opressores da sociedade. Uma poderosa e aterradora história sobre a perda da liberdade e cidadania em um mundo totalitário bem possível. Esta arrebatadora história captura a natureza sufocante da vida em um estado policial autoritário e a força redentora do espírito humano que se rebela contra esta situação. Obra de surpreendente clareza e inteligência, V DE VINGANÇA traz inigualável profundidade de caracterizações e verossimilhança, em um audacioso conto de opressão e resistência. O filme ainda traz a bela performance de Natalie Portman como protagonista do filme.

Fontes dos links:

AdoroCinema

Youtube

11/06/2021

cie eliza.jpeg

Professores, tenham uma excelente noite! Luz, câmera e educação! Começa mais um Cine Eliza! E hoje, no clima do amor, selecionamos filmes românticos, porém com um roteiro inteligente e que instiga a reflexão pelos ramos da filosofia e da literatura. Então chegou a hora, nesse friozinho, de ficar embaixo das cobertas, com um belo chocolate quente, pipoca e tantas outras delícias. Bons filmes a todos e vamos às indicações. Todos os filmes se encontram na Netflix.


Questão de Tempo – O filme, que data de 2013, joga como uma comédia romântica clássica, brinca de ficção científica, mas vence como um dos mais belos coming of age em uma década cheia deles. Ao completar 21 anos, Tim, estrelado por Domnhall Gleeson, descobre que os homens de sua família têm a capacidade de viajar no tempo. Ainda que não possa alterar o rumo da História, pode mudar os acontecimentos de sua vida. Assim, decide voltar alguns dias para arranjar uma namorada. É quando conhece Mary, interpretada por Rachel McAdams, por quem se apaixona.
Se você pudesse reescrever sua vida, alterando episódios do seu passado, o que mudaria? Essa é a pergunta que se faz Tim pela primeira vez no dia que completa 21 anos. Questão de Tempo traz em si uma filosofia, um questionamento que é muito interessante, principalmente em sua conclusão, quando o personagem filosofa justamente sobre o tempo, sobre aproveitar o momento.


Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) – É um filme de 2005, dirigido pelo cineasta britânico Joe Wright. O filme é inspirado na obra literária de mesmo nome. A história criada por Jane Austen foi escrita há mais de 200 anos e retrata a burguesia inglesa de maneira crítica e irônica, trazendo pitadas de humor. O filme conseguiu transportar para a tela a atmosfera inquieta e ansiosa que rondava parte das mulheres naquele contexto. Algumas demonstravam verdadeiro desespero para se casar com homens que pudessem lhes dar estabilidade. Isso porque na época, a única aspiração e realização de uma mulher era, teoricamente, o casamento e a maternidade.

18/06/2021

cie eliza.jpeg

Professores, tenham uma excelente noite! Começa mais um Cine Eliza🎞️🎥!

Hoje a temática dos filmes é: Metodologias Ativas (aliás, será a nossa próxima pauta de ATPC). Para trabalhar com o tema, selecionamos dois documentários aclamados pela crítica. Eles estão disponíveis na integra no Youtube. Então, chegou a hora de ficar embaixo das cobertas com chocolate quente, pipoca e tantas outras guloseimas, curtindo o melhor do cinema! Abaixo, nossas indicações:

Quando sinto que já sei (2014) – [...] O filme mostra 10 iniciativas alternativas ao sistema convencional de ensino e tem um objetivo claro: mostrar que é possível fazer diferente na educação. A equipe visitou projetos em sete cidades brasileiras, escolhidos especialmente pelo critério de serem distintos entre eles – o que, nesse caso, é um ponto em comum. Todos têm por princípio o respeito pela individualidade de cada aluno e pelo contexto social em que se inserem, por isso, acabam funcionando de forma única. Para Raul Perez, um dos diretores de Quando sinto que já sei, autonomia e afetividade são as principais semelhanças entre as escolas visitadas, e isso significa entender o aluno como indivíduo e não “como um produto na linha de produção em série, como ocorre nas instituições convencionais”.

Fonte: Notícias Terra.

A Educação Proibida (2012) – “A Educação Proibida” (título origianal La Educación Prohibida) é um documentário que discute a educação normatizada e os valores que sustentam o sistema de ensino tradicional. Pretende refletir, alimentar e promover o debate social sobre os fundamentos que sustentam a escola, promover o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, respeito, liberdade e aprendizagem. A Educação Proibida é um documentário que questiona as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, revelando diferentes experiências educativas não convencionais de oito países.

O documentário lança um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola. Financiado coletivamente, o filme teve lançamento mundial simultâneo.

25/06/2021

cie eliza.jpeg

Professores, tenham uma excelente noite!  Começa mais um Cine Eliza! Hoje a temática dos filmes é: Metodologias Ativas (dando continuidade a pauta de ATPC). A metodologia ativa da vez é a “Aprendizagem baseada em problemas” Para trabalhar com o tema, selecionamos dois filmes aclamados pela crítica. Os dois se encontram na Netflix. Então, chegou a hora de ficar embaixo das cobertas com chocolate quente, pipoca e tantas outras guloseimas, curtindo o melhor do cinema! Abaixo, nossas indicações: 
O menino que descobriu o vento – O filme mostra a história de William KamKwamba, um garoto cujo maior sonho é poder estudar. Mas por conta de várias dificuldades que sua família vem passando, os pais acabam por não poder pagar pelas mensalidades da escola. E mesmo em meio a uma época de seca, onde milhares de pessoas desamparadas pelo governo morrem de fome, o garoto encontra forças e esperança de que nada está perdido. William e sua família passam por muita coisa no decorrer do filme. Além dos problemas ambientais sofridos por todo o país, William ainda tem que lidar com a partida repentina de sua irmã.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento  - Erin Brockovich é a mãe de três filhos que trabalha em um pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o caso. Erin usa todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

o menino.PNG
erik.PNG

R Darci Mano, 97 - Vila Odete - São Paulo, SP - CEP: 08440-400 / (11) 2557-9013

©2020 por Eliza Rachel Online. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page